Semantix: 5 Aplicações da Inteligência Artificial Confira no nosso blog!
Escolha uma Página
5 Aplicações da Inteligência Artificial
13 de setembro de 2018

É fácil perceber por qual razão, com o passar dos anos, a Inteligência Artificial evoluiu para uma ferramenta sofisticada, às vezes quase indistinguível do ser humano. Ela ajuda a lidar com coisas repetitivas que consomem muito tempo dos trabalhadores. 

___ 

E como a IA ajuda os negócios?

Essencialmente, a Inteligência Artificial é apenas um conjunto de algoritmos automatizados projetados para executar determinadas operações com a opção de aprender a melhorar o desempenho.

De acordo com o especialista em IA, Don Tran, da TheAPPSolutions, a única coisa que a inteligência artificial pode fazer é tornar a vida de todos mais fácil e menos estressante, assumindo certos aspectos da operação do negócio que exigem processamento significativo de dados..

Aqui estão cinco principais segmentos de mercado em que a Inteligência Artificial está florescendo atualmente.

1- Bancos

É um fato bem conhecido que finanças é um assunto delicado. A análise e previsão de ações é algo bastante complicado, que requer muitos recursos computacionais e, muitas vezes, se tornam confusos devido ao fator humano. A IA pode fazer isso de forma rápida.

Outro campo potencial é o suporte ao cliente. Como a Inteligência Artificial está se tornando cada vez mais apta a lidar com grandes quantidades de informações, os bancos podem ir para o próximo nível e fornecer um suporte ao cliente melhor, mais suave e transparente. Tudo, desde simples esclarecimentos e notificações de processo até o suporte a transações financeiras, pode ser tratado pela IA com acesso ao banco de dados.

Não só isso, mas também pode coletar informações sobre o comportamento do cliente, que ajuda a melhorar o serviço geral.

2- Recrutamento

Oversights são um problema comum no departamento de RH – algo sempre escapa e às vezes leva a escolhas e consequências erradas. Como a IA pode ajudar? Ela pode lidar com revisões básicas de currículo e até mesmo realizar entrevistas iniciais em que o chatbot pode fornecer uma simples sessão de perguntas e respostas para construir um perfil de um entrevistado. É importante notar que a IA pode lidar com dezenas e dezenas de tais operações instantaneamente. O que é útil quando você está em constante busca pelos melhores profissionais.

Além disso, a IA pode ajudar a compor as ofertas de emprego mais atraentes e persuasivas com base nas tendências e no comportamento do entrevistado. No entanto, isso não significa que a IA possa substituir os RHs. Mas definitivamente pode facilitar o trabalho deles.

3- Agricultura

A agricultura moderna se baseia em acres de terra que precisam ser atendidos. E é preciso muita mão de obra para isso.

Como a IA pode tornar esse trabalho mais fácil? Duas palavras – câmeras e drones. Essa combinação pode coletar dados vitais que ajudarão os agricultores a estimar o tempo perfeito para tudo e ajustar as operações de acordo com as informações recebidas.

Com uma pequena ajuda de drones, os agricultores podem supervisionar como as plantações estão crescendo e se precisam ser semeadas ou regadas. O mesmo vale para o gado e suas necessidades.

Por outro lado, as câmeras podem monitorar o crescimento de culturas específicas e analisá-las, identificando instantaneamente qualquer problema iminente ou ocorrência de infestação de insetos.

4- Saúde

Um dos problemas mais comuns com a saúde é a quantidade de burocracia necessária para manter a operação transparente. É incompreensível a quantidade de papel necessário para os exames mais simples. O que a IA pode trazer? Eficiência e velocidade.

No mínimo, a Inteligência Artificial pode lidar com gerenciamento de dados e logística. Ela também pode ajudar os médicos a inspecionar melhor os sintomas e padrões para prever os resultados das doenças e as opções de tratamento.

No momento, a IA já lida com coisas como injeções de insulina e monitores de frequência cardíaca. Graças ao aprendizado de máquina, é possível que no futuro próximo ela seja capaz de realizar alguns exames básicos.

5- Trânsito

Transportar pessoas sempre foi um desafio que exigiu um esforço significativo de vários lados. Se há um segmento em que a IA é extremamente necessária, provavelmente é o trânsito. De certa forma, a Inteligência Artificial pode servir como um bom condutor, o que tornará muito mais fácil manter as coisas sob controle.

No momento, a IA havia mostrado que poderia realizar análises de tráfego informando engarrafamentos, incidentes, condições climáticas e planejamento de jornadas. Também pode monitorar o estado dos veículos e suas capacidades operacionais.

No lado da gestão das coisas, a IA pode lidar com coisas como monitoramento de lugares livres, acessibilidade prejudicada e muito mais.

Conclusão

Não há nada de assustador na Inteligência Artificial. Ela veio para ficar e é apenas para nosso benefício. Como você pode ver, ela já se estabeleceu em muitos segmentos de negócios e já é óbvio o quanto isso os melhora.

Fonte: Datafloq

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *