5 Principais Benefícios da Internet das Coisas | Semantix - Big Data, IA e IoT
Select Page
5 Principais Benefícios da Internet das Coisas
23 de November de 2017

Apenas uma década atrás, a internet ainda era consideravelmente nova, com apenas alguns dispositivos capazes de se conectar. Agora, televisores, chaleiras, torradeiras e muito mais são capazes de conectar-se à Internet das Coisas e com a tecnologia em constante desenvolvimento.

___ 

A Internet das Coisas é a conexão entre dispositivos que lhes permite coletar e compartilhar informações e se comunicar entre si. É um desenvolvimento que tornará a vida mais fácil e simples, melhorando o mundo que nos rodeia, especialmente à medida que mais dispositivos se tornem capazes de se conectar. Estima-se que, até 2020, cerca de 30 bilhões de objetos (excluindo computadores, laptops, telefones e tablets) estarão conectados à IoT.

Com um número tão grande de objetos conectados, é importante saber os benefícios proporcionados pela Internet das Coisas.

Segurança do automóvel

A Organização Mundial de Saúde estimou que 1.25 milhões de pessoas morreram de mortes relacionadas ao trânsito em 2013, e um grande número dessas mortes deve-se a um erro humano. Um dos mais falados usos da IoT é a autonomia de carros. Um estudo recente sugeriu que se esses veículos fossem apenas 10% melhores do que o piloto americano médio, milhares de vidas seriam salvas.

O desenvolvimento da Internet das Coisas e a capacidade dos carros para se conectar eliminará o erro humano e os danos causados ​​por ele. Os seres humanos serão cortados do processo de condução.

Automação residencial

Pensa-se que até 2025, 50% de todo o tráfego de internet dentro e fora das residências estarão conectados a eletrodomésticos. Isso ocorre porque nossas casas serão cada vez mais automatizadas e muitos objetos poderão funcionar sem um operador humano.

A Internet de Coisas já está começando a atuar na residência: a British Gas permite que os clientes alterem seu aquecimento enquanto estiverem longe de casa, a Sky permite que os telespectadores gravem a televisão remotamente e o Smart Meters permite que você analise o uso de eletricidade de seus aparelhos.

Os desenvolvimentos futuros também permitirão aos usuários programar aparelhos enquanto eles não estiverem em casa, o que significa que você pode ferver água em sua chaleira no caminho de casa do trabalho, por exemplo.

Melhorias na saúde

O crescimento da IoT verá mais dispositivos médicos conectados. Isso significa que se você precisar ser levado para o hospital com urgência em uma ambulância, os paramédicos poderão usar máquinas para realizar as verificações necessárias que, em seguida, transferirão seus dados para o hospital instantaneamente.

Os médicos que esperam no hospital saberão antecipadamente exatamente o que é necessário para o seu tratamento, tornando sua visita mais eficiente e aumentando suas chances de sobrevivência. A IoT também irá melhorar a capacidade dos médicos de observar pacientes que estão se recuperando no hospital, permitindo-lhes acompanhar o progresso de um paciente através da coleta remota e transmissão de dados por equipamentos médicos conectados à internet.

Locais de trabalho mais seguros e melhores

A Internet das Coisas irá melhorar a segurança no trabalho, permitindo o desenvolvimento de roupas inteligentes e de segurança no trabalho que serão capazes de coletar dados e decidir se as condições são seguras para operar. As roupas podem alertar o usuário para qualquer perigo, como gases tóxicos.

A IoT terá outros benefícios para o local de trabalho, como permitir que os empregadores analisem mais dados sobre o ambiente de trabalho e melhorem de forma remota. As linhas de produção também se tornarão mais eficientes e fáceis de programar, pois sua conexão com a internet permitirá que programas e reconfigurações em tempo real superem as expectativas.

Aeroportos mais rápidos

A Internet das Coisas permitirá a coleta de dados mais rápida e efetiva nos aeroportos. O aeroporto da cidade de Londres usa a IoT para coletar dados sobre a velocidade dos passageiros e aviões que passam pelo aeroporto. Ao usar escaneadores de reconhecimento facial em determinados pontos, os funcionários podem acompanhar a passagem dos passageiros e ver quanto tempo demora.

O acesso imediato aos dados não registrados permitirá aos aeroportos tomar medidas para reduzir o tempo que os passageiros passam e acelerar a velocidade dos aviões. As pessoas e os gerentes, então, poderão analisar o efeito dessas ações em tempo real. Os aeroportos também poderão acompanhar remotamente a localização do equipamento e coordenar o funcionamento do aeroporto de forma mais eficiente.

Esses são apenas alguns dos muitos benefícios da Internet das Coisas. Existem algumas possibilidades mundiais que provavelmente tornarão a vida mais eficiente, mais fácil e definitivamente melhor.

Fonte: Datafloq

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *