Escolha uma Página
Cultura Data Driven: os dados como ativos das companhias
20 de março de 2019

Proveniente da transformação digital, o Big Data – grande conjunto de dados armazenados – é uma das tecnologias emergentes com capacidade de gerar valor para as companhias, sendo um tipo de solução que tende a se valorizar. Segundo estimativa da Gartner, empresa de consultoria e pesquisa, até 2021 as organizações passarão a ser valorizadas de acordo com seu portfólio de informações, sendo esse um dos maiores ativos que os negócios terão.

Nesse sentido, a tendência é que o modelo Data Driven seja cada vez mais utilizado. Com ele, as corporações irão tomar decisões precisas por meio da análise de informações, gerando insights preciosos que dependem de uma assertividade grande para aumentar as margens.

Como transformar dados em ativos?

Para isso, é preciso que as organizações entendam a necessidade da criação de cultura organizacional voltada para dados, colocando-os no centro de todo o planejamento estratégico e das tomadas de decisões. Essas informações são cada vez mais versáteis, podendo ser coletadas de diferentes fontes e com variados propósitos, como gerar mais vendas, engajamento, leads e melhores resultados.

Para os times de todos os setores, essa cultura é capaz de gerar vantagens, resultando em um diferencial competitivo estratégico. Uma pesquisa realizada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) mostrou que as organizações que guiam suas ações com base em dados possuem um aumento de produtividade entre 5 e 6%.

“Porém, para que essa cultura represente uma mudança positiva, é preciso que os colaboradores estejam alinhados e preparados. Para garantir que isso ocorra, é necessário treiná-los para atuar de acordo com a nova cultura corporativa. É primordial deixar claro quais são os dados que norteiam as decisões da companhia, gerando senso de urgência e prioridade.”, afirma Leonardo Dias, CTO da Semantix.

Para conseguir destaque, em qualquer área, é preciso estar atento às tendências e técnicas modernas. Com a tecnologia não há diferença: é preciso estudo, pesquisa e vontade de experimentar. Essas características, junto com a adaptabilidade, farão com que empresas  e profissionais gerem oportunidades a partir de seus diferenciais.

Data Driven em um click

Quer impulsionar a transformação digital na sua empresa através de Big data e Inteligência Artificial? Conheça o Semantix OpenGalaxy, uma plataforma Data Driven que oferece tecnologia de ponta e inteligência em real time, garantindo as melhores soluções pelo menor custo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Acompanhe os artigos e notícias da Semantix

[Episódio 10] Teaser Webinar Supremacia Quântica
[Episódio 10] Teaser Webinar Supremacia Quântica

Semantix & AWS se encontram dia 26 de maio as 19h para discutir sobre a Supremacia Quântica: das Expectativas à Realidade (Cada vez mais próxima?) Como pesquisadores de referência global e local enxergam a aplicação da computação quântica em soluções viáveis para...

ler mais
[Episódio 9] Transição de carreira para IA
[Episódio 9] Transição de carreira para IA

Neste episódio, o nosso apresentador Léo Dias, fala sobre as principais carreiras e habilidades dos profissionais de IA, e o que a IA vai mudar na rotina de todas as profissões. Apresentação: Léo Dias Siga nosso Podcast e acompanhe as novidades! Spotify SoundCloud...

ler mais
[Episódio8] Semantix e Censo COVID-19
[Episódio8] Semantix e Censo COVID-19

Convidamos a equipe técnica responsável pelo projeto Semantix DataHub do Censo Covid-19. Plataforma criada para auxiliar a Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo no acompanhamento e controle da pandemia. Apresentação: Léo Dias Utilizando a plataforma...

ler mais
[Episódio7] Proteja os Seus Investimentos Com o Uso dos Dados
[Episódio7] Proteja os Seus Investimentos Com o Uso dos Dados

Proteja os Seus Investimentos! Em um cenário totalmente adverso como este que estamos vivendo, o uso dos dados se torna indispensável para termos maior segurança e previsibilidade nas operações de investimentos. Na entrevista de hoje, Léo Dias fala com o Luiz Fernando...

ler mais