O que é um data lake e quais são seus benefícios?
28 de outubro de 2021

A amplitude de significados do termo “big data” agrupa diversas soluções tecnológicas do quase infinito mundo dos dados. O data lake é um repositório centralizado que permite armazenar todos os formatos de dados em qualquer escala!

Desta forma ao utilizar um data lake, as organizações passam a ter um ambiente de inteligência da informação, para que o time de dados e BI, os encontrem, preparem e os analisem extraindo suas informações as tornando ativos de negócios.

Em resumo, os ativos são utilizados para conduzir decisões estratégicas, criar ou aprimorar produtos, reduzir custos, prevenir contra fraudes, aprimorar a gestão operacional, prever tendências, entre outras funcionalidades que a análise de dados pode proporcionar em diferentes setores.

O que é um Data Lake?

Em outras palavras, o data lake é um espaço estratégico para armazenamento e processamento de qualquer formato de dado do legado corporativo.

Portanto o objetivo principal de um data lake é tornar os dados organizacionais de diferentes fontes acessíveis a vários usuários finais, como analistas de negócios, engenheiros de dados, cientistas de dados, administradores de dados, gerentes de produto, executivos, entre outros. Eliminando o trabalho em silos.

Isto permite que essas personas aproveitem as informações geradas para melhorar o desempenho dos negócios, ou comercializar e trocar esses insights por algum benefício econômico.

Afinal, no data lake os dados são tratados e unificados, e o seu cruzamento cria correlações dentre as suas informações produzindo insights por meio de técnicas como mineração de dados, modelagem preditiva e inteligência artificial.

A princípio a maioria dos data lakes foram implantados em data centers locais, conhecidos como on-premises. Mas agora, conforme mostramos no vídeo, ao longo do tempo com o desenvolvimento de novas tecnologias no universo big data eles evoluiram para atender às necessidade de analises globais de dados, e já fazem parte das arquiteturas de dados em nuvem de muitas organizações.

Afinal, uma arquitetura em nuvem mantem a integridade do dado e ainda proporciona maior agilidade para que o possam ingerir, acessar e analisar com mais rapidez e precisão de qualquer lugar do mundo.

Com a arquitetura do data lake em nuvem reduzirmos custos diretos e de manuntenção de sistemas operacionais da infraestrutura de TI, e ainda desfrutamos de um sistema livre de bloqueios de provedores de tecnologia para facilitar sua portabilidade.

Data Lake vs Data Warehouse.

Antes de tudo, quando se ouve falar sobre um único local para reunir os dados que uma organização deseja analisar, imediatamente vem à mente um ambiente de data warehouse. No entanto, a arquitetura de um data warehouse não está preparada para oferecer todos os recursos possíveis oriundos da big data.

Então, qual a diferença entre Data Lake e Data Warehouse?

Ambos sevem como repositórios de dados, porém data warehouse é um banco de dados relacional indicado para salvamos dados estruturados que foram definidos e processados para uma finalidade específica. Como por exemplo o relatório de dados da análise do histórico financeiro da performance de produtos por um tempo.

Já o data lake armazena dados brutos – raw data- em qualquer formato, sendo responsabilidade dos analistas de dados atribuir sentido a eles. Além disso, eles se diferenciam em outras características como:

  • Agilidade: volume e velocidade.

Permitem o acúmulo de informações em um ritmo mais rápido, para aqueles que precisam de análises de filtros mais avançados permitindo a inserção de elementos de diferentes tipos e o cruzamento entre os conteúdos analisados.

  • Escalabilidade: novas possibilidades.

É possível realizar o dimensionamento da infraestrutura de dados sem ter preocupação com o crescimento do negócio, com uma infraestrutura elástica e inteligente em nuvem.

  • Colaboração: facilidade no acesso.

Independente da forma de entrada do dado no data lake, ele permite que a informação seja agrupada por temas e objetivos e serem compartilhadas com vários usuários.

Governança de dados e o data lake.

Para melhor eficiência do uso dos dados, é necessário criar um planejamento que abrange os objetivos estratégicos do negócio alinhado com políticas, processos e as tecnologias que farão parte da gestão do uso dos dados conhecido como governança de dados.

Visto que o data lake armazena grandes volumes de dados, a governança de dados é uma estrutura poderosa que coordena, orienta e define regras para criação, reuso e consumo dos dados com segurança e conformidade.

Neste sentido, para proteger a organização sobre os uso do seus ativos e garantir a eficácia e transparência de suas iniciativas é determinado:

  • Quem pode realizar ações;
  • Com quais informações e quando;
  • E em quais circunstâncias.
Quais são os benefícios em ter um data lake?

1 – Armazena e suporta o processamento de dados estruturados ( planilhas, arquivos CSV e bancos de dados), semiestruturados ( e-mail, arquivos em HTML, XML ou JSON e EDI) e não estruturados (arquivo de texto, imagens, áudios, dados das redes, etc) em um único ambiente.

2- Oferece funcionalidades que agilizam a rotina de arquitetos, engenheiros, administradores e cientistas de dados.

3- Fornecem insights mais rápidos por armazenar dados formatos de dados.

4- Redução de custos no ato de processar, limpar e armazenar dados em plataformas SaaS.

5- Potencializa crescimento por cruzar e reunir uma imensa base de dados oriunda de diferentes conectores ou API.

Analogamente o data lake é o cérebro da cultura data-driven, para que ele  traga resultados efetivos é preciso um alinhamento entre os departamentos da empresa, de forma que todos tenham uma só visão, alinhados aos KPI’s do negócio e com os seus recursos a área de análise de dados funcione mais integrada e fluida.

Implemente um data lake e passar a tomar decisões colegiadas que otimizem a performance do seu negócio!

Clique no botão do What’s App a sua direita e vamos conversar.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar Mensagem
Fale com a Semantix pelo WhatsApp!