FAQ Global Markets | Semantix - Big Data, IA e IoT
Select Page

FAQ Global Markets

O que é a plataforma Global Markets?

A Semantix Global Markets é uma solução tecnológica voltada para o mercado de capitais e que tem por objetivo tornar a operação de corretoras e fundos de investimentos mais inteligente, ágil e com custo reduzido por transação. Como resultado, a Semantix disponibiliza uma infraestrutura completa aos seus clientes – corretoras, fundos de investimento, family offices e HFTs. Esses robôs reúnem uma quantidade exponencial de informações para basear a decisão de investimento e que simplificam a compra e venda de ativos seja em uma plataforma analítica como o Python, ou, plataformas do cotidiano como os chatbots.

Como a ferramenta funciona?

A ferramenta funciona por meio de três serviços: a plataforma de interação com o cliente, Cognitive Broker; a plataforma de desenvolvimento e marketplace, QuantBox; e a plataforma de conteúdo e comunidade de desenvolvedores, HackaBox.

Plataforma Cognitive Broker: é a plataforma de relacionamento digital da Global Markets. A Cognitive Broker centraliza as ordens de compra e venda de ativos. Uma corretora de valores ou fundo de investimento pode se conectar aos mercados por meio da Cognitive Broker. A plataforma vai executar tarefas diárias semelhantes às de um operador da bolsa de valores, porém, por meio de ferramentas simples como o WhatsApp ou outros serviços de chatbot em tempo real. Como resultado, os robôs assumem a responsabilidade das transações com base nas instruções fornecidas pelos usuários da corretora. 

Além disso, a Cognitive Broker também facilita o on-boarding de clientes, com análises de perfis de investimentos, suitability, risco e a análise de investimentos para cada cliente das corretoras.

Plataforma QuantBox: é o ponto de encontro do mercado de capitais com os cientistas de dados. Podemos dizer que a QuantBox é a fábrica de robôs e o mercado onde eles são vendidos. Na fábrica, a Semantix, seus clientes e desenvolvedores independentes criam suas estratégias de compra e venda que podem envolver fatores do cotidiano do investidor, que vão desde os anúncios do mercado, divulgações de índices e desastres naturais. A QuantBox é também um marketplace no qual nossos clientes podem encontrar todos os serviços necessários para a atividade de trading. Todas as informações disponibilizadas pela QuantBox são mapeadas pela Semantix e acessíveis para os seus clientes. Para isso, a ferramenta está conectada às principais fontes do mercado financeiro, como a B3, Bacen, IPEA, CVM e outras fontes de dados não triviais, como dados climáticos, vendas no varejo em tempo real, análise de sentimento dos investidores em tempo real, agências de notícias. A Semantix está aberta a fechar novas parcerias com empresas de notícias no futuro.

Plataforma HackaBox: trata-se de um ambiente voltado para a comunidade de desenvolvedores. Entendemos que as possibilidades de criação de estratégias são incontáveis e há muito espaço para que desenvolvedores inventem suas ferramentas e tenham a oportunidade de negociá-las a clientes do mercado de capitais. Isso significa que, além de desenvolver em um framework financeiro completo, é possível empreender dentro da plataforma ao criar soluções para a QuantBox. Tudo isso, aliado a oferta gratuita de cursos, treinamentos e hackatons, voltados à capacitação de uso da ferramenta e que nos ajudam a desenvolver uma comunidade capaz de extrair o melhor da Semantix Global Markets.

A quem se destina a plataforma?

Estamos oferecendo o produto para corretoras e investidores institucionais, como fundos de investimentos e escritórios de Family Office que demandam uma estratégia mais sofisticada como os HFTs.

Como ocorre a cobrança da plataforma?

A solução da Semantix não tem custo fixo nem de instalação para os parceiros. A remuneração, por outro lado, será feita em um modelo de marketplace e a cobrança será feita por serviço executado.

Essa atividade é regulamentada pelos órgãos reguladores (CVM, Bacen, etc.)? A Semantix tem permissão para oferecer esse tipo de serviço?

Na Semantix, temos o compromisso de seguir toda a legislação, bem como participar das discussões do mercado para colaborarmos com a autorregulação de novas atividades disruptivas que estão surgindo a cada instante. Estamos em permanente contato com os órgãos competentes e reguladores para que tudo seja executado de maneira transparente, tanto para a CVM como para os investidores. Isso envolve clareza do ponto de vista do acesso aos meios de negociações de ativos, ao respeito às regras, à propriedade e à confidencialidade de dados (LGPD).

Qual a vantagem do Global Markets para as corretoras e fundos de investimentos?

A nossa tecnologia entrega processos automatizados, simplifica o acesso à alta tecnologia e traz maior eficiência no envio de ordens com o acesso a novos dados e modelos, que possibilitam a criação de estratégias inovadoras de compra e venda. O nosso framework é 100% automatizado e privilegia parceiros que também têm a obsessão por uma cultura de inovação, com tomada de decisão baseada em dados de inteligência. O resultado é uma redução substancial nos custos finais e escalabilidade para os negócios.

A Semantix já tem alguma corretora usando essa solução?

No momento, trabalhamos ao lado da corretora Ideal, especializada na automação de processos para aumentar a eficiência nas transações. Trata-se de um casamento de culturas muito semelhantes, voltadas para a inovação e para os processos digitais. Com essa identificação cultural entre as duas empresas, desenvolvemos uma parceria que pode beneficiar o investidor, com ganhos de velocidade no envio de ordens de ativos. É importante ressaltar que a solução não é exclusiva e a Semantix já está trabalhando na certificação da solução com outras corretoras e busca expandir o seu leque de parceiros de negócios.

Como o investidor final faz os investimentos?

O investidor final fará todas as suas operações por meio de uma das corretoras parceiras. Já trabalhamos, inclusive, para simplificar todo o processo de onboarding e cadastro com essas corretoras por meio da automação. Uma vez feito esse processo, o cliente pode tanto acessar os meios de envio de ordem através do QuantBox quanto por meio do Cognitive Broker.

Já existe algum investidor final utilizando a solução?

Sim, já disponibilizamos a plataforma para os primeiros usuários e estamos construindo diferentes casos de uso com eles. No momento, eles são todos clientes institucionais (Fundos de Investimento).