Gestão tributária reduz custos e garante maior segurança às empresas | Semantix - Big Data, IA e IoT
Select Page
Gestão tributária reduz custos e garante maior segurança às empresas
16 de January de 2019

Uma pesquisa realizada pelo Fórum de Departamentos Jurídicos (FDJUR) revelou que a condução dos casos tributários é terceirizada em 92% das empresas entrevistadas. No entanto, 53% disseram que a gestão dos assuntos relacionados ao contencioso, controladoria e planejamento tributário está concentrada na equipe jurídica interna. Já em relação ao contencioso de massa, 50% tratam internamente, 23% terceirizam e 19% atuam em ambas as frentes.  

Quais as vantagens de uma boa gestão tributária?

A gestão tributária refere-se ao gerenciamento dos aspectos tributários de uma organização visando o controle das operações que tenham relação direta com os tributos. Isso envolve planejamento, auditoria e compliance.

Diante de um sistema tributário cuja base é o cruzamento de dados, as empresas precisam garantir a consistência de suas informações e a conformidade de seus processos. Desse modo, é importante investir em ferramentas que ajudem a evitar incongruências e reduzir custos.

Além de assegurar a gestão e o controle dos processos tributários, as empresas preocupam-se em obter insights de suas informações a fim de adquirir diferenciais competitivos. Softwares de Inteligência Artificial podem entender características e padrões nos processos tributários, assegurando a obtenção de informações para agir de forma estratégica e reduzir gastos por meio do provisionamento.

A partir da automação de dados e maior eficiência no gerenciamento de riscos, é possível aprimorar a qualidade das informações, arquivar os documentos de forma mais consistente e reduzir o tempo de processamento e o custo operacional.

Como manter uma gestão de compliance estruturada?

O compliance refere-se às práticas adotadas pelas empresas para seguirem a legislação e regras internas e externas. Ferramentas de governança de dadossão essenciais para auxiliar no entendimento da linhagem, auditar métricas e promover uma melhor compreensão das informações.

De acordo com a terceira edição da pesquisa Nível de Maturidade em Compliance nas Empresas Brasileiras, da consultoria Protiviti, 45% das companhias nacionais possuem pouca ou nenhuma prática nessa área. Contudo, outro levantamento, desta vez da KPMG, indica uma mudança de mentalidade importante: das corporações que possuíam métodos de compliance, apenas 9% ainda não tinham estruturado um departamento completo para esse fim em 2017.

A gestão de compliance estruturada começa com a definição clara dos valores que a empresa deseja passar, de maneira que todos os colaboradores compartilhem essas ideias no que se refere ao compliance. É preciso que todos os processos tenham uma ética estabelecida para que nada possa surpreender depois.

Portanto, além da conformidade com a legislação tributária, um bom planejamento e uma revisão das informações antes de possíveis fiscalizações garantem às organizações uma maior segurança em seus processos e um menor risco na contração de passivos tributários.

Saiba também como reduzir o contencioso trabalhista em sua empresa.

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *