ISO 27001: Mais segurança de informação no tratamento de dados.
19 de janeiro de 2022

Com o propósito de inovar, aprimorar processos internos e propagar a qualidade técnica do nosso sistema de segurança de informações sensíveis conquistamos o ISO 27 001. Uma certificação reconhecida mundialmente por criar e implementar protocolos que proporcionam mais confiança no tratamento adequado dados.

Através da conquista damos mais um passo para realizar com excelência o nosso propósito de impactar bilhões de vidas com dados em toda jornada de dados com mais segurança.

Assim como afirmamos nosso primor na proteção de ativos para nossos clientes e parceiros adotando modelos internacionais de qualidade nos processos de implementação, operação, monitorização e revisão do Sistema de Gestão de Segurança da Informação (ISMS), com procedimentos que garantem confidencialidade, integridade e disponibilidade dos ativos de informações corporativas.

Sendo a certificação do ISO um importante item para organizações que manipulam dados dentro da cultura a data-driven e um marco para a nossa entrada no IPO em NASDAQ programada para o segundo semestre deste ano!

Afinal, o título é homologado e possui normas que zelam pela adoção de um conjunto de requisitos, processos e controles com o objetivo de mitigarem e gerirem adequadamente o risco de ataques de segurança que o causam prejuízos financeiros e danos na reputação de empresas.

Tendo em vista que dados são ativos estratégicos dos negócios e que o vazamento de informações possui impactos intangíveis para a organização, com a iniciativa atestamos nossa idoneidade nos requisitos regulatórios do Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE (GDPR), Diretiva sobre Segurança de Redes e Sistemas de Informação e LGPD, minimizando o risco de violação de dados.

Quais padrões de segurança de informação que atestamos com o ISO 27 001?

Antes de abordamos os temas que devem estar em conformidade na organização para a certificação, é importante esclarecer que o ISMS consiste na abordagem de melhores práticas para o gerenciamento de segurança da informação.

Isto significa que empresas com o ISO utilizam metodologias reconhecidas no mercado para gerenciar sua segurança de informação abordando pessoas, processos e tecnologia em uma estrutura única. Deste modo, temos processos de cibersegurança que cumprem os requisitos comerciais e legais que definem as responsabilidades em relação aos riscos da informação.

Ou seja, na prática realizamos o mapeamento de potenciais problemas que podem acontecer com as informações realizando a avaliação de risco e, em seguida, definindo o que precisa ser feito para evitar que tais problemas aconteçam.

Neste sentido quando lidamos com dados é necessário garantir a proteção do teor da informação criando processos que garantem:

  • Confidencialidade: somente as pessoas autorizadas podem ter o direito de acesso as informações.
  • Integridade: apenas as pessoas autorizadas podem alterar as informações.
  • Disponibilidade: a informação deve estar acessível as pessoas autorizadas sempre que necessário.

Em síntese, ao passo que a Semantix adequou seus processos de governança, demonstramos que temos protocolos de controle com políticas que organizam a gestão dos ativos como:  controle de acessos, uso de criptografia, criação de normas para a segurança física e ambiental das informações, formação de padrões de segurança para as operações e comunicações, regras para relações com fornecedores e uso dos recursos humanos, normas para o gerenciamento de incidentes de segurança da informação mantendo a conformidade dos processos com metodologias internacionais para garantir a nossa eficiência operacional.

Quais são as vantagens para o time e para as organizações atendidas?

De antemão pontuamos que com o ISO 27 001 conseguimos mais resiliência na predição de ataques, podemos ser mais assertivos nos custos com tecnologias defensivas para a proteção dos dados, otimizamos o tempo para respostas de possíveis ameaças, aprimoramos recursos humanos e tecnológicos organizando a infraestrutura de TI dos nossos produtos, o que como resultado proporciona base para melhorias contínuas.

Em outras palavras para o time recebemos ganhos como:

  1. Governança Corporativa: criação de regras de negócio de nível estratégico.
  2. Eficiência na gestão de riscos operacionais: processos mais funcionais, por meio da implementação, documentação e determinação de políticas e procedimentos.
  3. Definição de papéis e responsabilidades: redução de retrabalho e processos desnecessários ou redundantes.
  4. Melhoria no gerenciamento de crises.

Benefícios para clientes e parceiros:

  • Diminuição de incidentes com vazamento de informações e paralisação do ambiente.
  • Mais tranquilidade: maior confiança dos parceiros de negócios com a certeza de que suas informações de negócio ou dados privados de usuários estão seguras.

Com a conquista do ISO 27001 estamos mais preparados para atender normas de compliance globais, proporcionando mais oportunidades de negócios para nossos produtos e crescimento da nossa marca.

Erika Chaves

DEIXE SEU CONTATO

Enviar Mensagem
Fale com a Semantix pelo WhatsApp!