O que é Big Data? | Semantix - Big Data, IA e IoT
Select Page
O que é Big Data?
13 de September de 2018

Em quase todos os cursos e eventos da Semantix introduzimos o assunto de Big Data com as respostas mais comuns a essa pergunta.

A resposta é complexa, tão complexa quanto o tipo de desafio que se encontra trabalhando com grandes volumes de dados.

No geral sempre elas passam, de alguma forma, pelos 3Vs do Big Data: Volume, Variedade e Velocidade. Realmente, esses são os principais problemas que as soluções ditas de Big Data procuram resolver.

Mas de forma mais ampla, há definições mais precisas criadas por profissionais da indústria que valem a pena conhecer. São pessoas que trabalham com o Big Data em seu cotidiano e entendem exatamente o que isso quer dizer.

Philip Ashlock, Chief Architect do Data.gov

“Enquanto o uso do termo é um tanto quanto nebuloso e geralmente tomado para outros propósitos, eu entendi que ‘Big Data‘ refere-se à análise para os dados que são realmente confusos, ou onde você não sabe as respostas certas ou as perguntas a fazer — análise que possa ajudá-lo a encontrar padrões, anomalias ou novas estruturas entre pontos de dados complexos ou até mesmo caóticos. Geralmente isso acontece ao redor de volumes de dados com um tamanho em bytes que geralmente é grande demais para análise em nossos arquivos de PC Desktop (exemplo, maior do que um terabyte), e muita das ferramentas ao redor do Big Data são para ajudar a lidar com um grande volume de dados, mas para mim o mais importante dos conceitos de Big Data não tem muito a ver com o fato dela ser ‘grande’, nesse sentido — especialmente já que esse é um termo muito relativo esses dias. Na verdade, esse conceito de Big Data pode ser aplicado a pequenos volumes de dados também. Processamento de linguagem natural e motores de busca baseados em Lucene são bons exemplos de técnicas de Big Data e ferramentas que são também utilizadas com pequenos volumes de dados.”

Reid Bryant, Cientista de Dados da Brooks Bell

“Conforme a eficiência computacional continua a crescer, ‘big data’ vai ser cada vez menos sobre o tamanho particular de um conjunto de dados, e mais sobre a expertise necessária para processá-lo. Tendo isso em mente, ‘big data’ vai no fim descrever qualquer volume de dados grande o suficiente para necessitar de habilidades de programação de alto nível e metodologistas estatisticamente defensáveis para poder transformar o ativo dos dados em algo de valor.”

Harlan Harris, Diretor de Ciência de Dados do Conselho de Educação Americano

“Para mim, ‘big data‘ é a situação em que uma organização pode, teoricamente, dizer que têm acesso ao que eles precisam para reconstruir, entender e modelar parte do mundo com o qual ela se interessa. Usando o seu big data, elas podem tentar prever futuros estados do mundo, otimizar os seus processos e até mesmo ser mais efetivo e racional em suas atividades”.

Hal Varian, Economista Chefe do Google

Big Data significa dados que não cabem num banco de dados relacional padrão.” E para você? O que significa Big Data? Deixe o seu comentário!

Fonte: http://www.brookings.edu/blogs/techtank/posts/2014/09/11-big-data-definition

0 Comments

Trackbacks/Pingbacks

  1. Semantix: Iniciando com Big Data Confira no nosso blog! - […] dados a ser processado e analisado (algumas definições podem ser vistas nesse outro artigo O que é Big Data). Para o…

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *