Organize seus dados com o novo Kibana Spaces | Semantix - Big Data, IA e IoT
Select Page
Organize seus dados com o novo Kibana Spaces
13 de September de 2018

A versão 6.5 do Kibana possui um novo recurso que permite organizar seus painéis, visualizações e outros itens em categorias distintas, sendo um espaço independente do outro.  O Kibana Spaces permite criar espaços específicos para marketing, vendas, administração ou qualquer outra categoria necessária para organizar seus dados. Além disso, você pode controlar de forma personalizada o acesso aos espaços. 

Veja também: Passo a passo para instalar o Stack ELK

___

Criando novos spaces

Caso tenha atualizado o Kibana de uma versão anterior, você encontrará seus dados salvos no space padrão criado automaticamente (Default), que está visível no canto inferior esquerdo do painel de navegação.

Para criar um novo space, é preciso abrir o painel de gerenciamento:

  1. Clique em Default
  2. Clique em Manage Spaces
  3. Clique no botão Create space
  4. Dê um nome ao seu space e o personalize

OBS: o “URL Identifier” pode ser personalizado ao criar o space, mas não poderá ser alterado depois de criá-lo.

Visualizando meus spaces

Para visualizar seus spaces criados, clique no avatar no canto inferior esquerdo na barra de navegação.

Excluindo um space

Para excluir um space, vá para a tela de gerenciamento (Manage Spaces) e clique na lixeira ao lado do space que você deseja excluir. Mas cuidado! A exclusão de um space exclui todos os dados salvos dentro dele e não pode ser desfeito.

Movendo um item salvo entre spaces no Kibana

Para mover um item salvo de um espaço para outro, você pode usar a função Importar/Exportar do Kibana.

Por exemplo, para mover um index pattern de um espaço para outro, vá para Management> Saved Objects e selecione o item que você deseja mover. Ao clicar em Export, você poderá escolher onde salvar o JSON exportado.

Após alterar seu espaço atual, retorne para Management> Saved Objects. Os itens salvos de cada espaço são totalmente separados, portanto você não verá o index pattern que acabou de exportar. Para importar o item que você acabou de exportar, clique em Import e navegue até o local onde salvou o JSON anteriormente. Se você não deseja mais que o index pattern esteja no espaço original, é possível excluí-lo e ele ainda estará no espaço para o qual você copiou. 

Controlando o acesso aos spaces

Com uma licença Gold ou Platinum, você pode controlar quais funções têm acesso a cada espaço. Para isso, navegue até a tela Management> Roles.

O acesso aos espaços é regido por um conceito chamado “Minimum Privileges”. Existem três opções para o privilégio mínimo:

Privilégio MínimoDescrição
Acesso totalOs usuários terão acesso total a todos os espaços no Kibana. Eles poderão criar, editar e excluir qualquer espaço.
VisualizaçãoOs usuários terão acesso somente à visualização de todos os espaços no  Kibana.
NenhumOs usuários não podem acessar nenhum espaço no Kibana.

Quando um privilégio mínimo é definido, você pode personalizar o acesso a espaços específicos. Por exemplo: é possível dar acesso de visualização a todos os espaços, mas conceder acesso total ao espaço “Marketing”.

Para visualizar os privilégios de acesso de cada função, vá até o painel “Roles” e clique em “View summary of spaces privileges”.

Conheça o Semantix OpenGalaxy, uma plataforma de dados que possibilita subir o Stack ELK em 1-Click. 

Fonte: Elastic

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *