Política de privacidade | Semantix - Big Data, IA e IoT
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Política de privacidade

Atualizada em 18 de novembro de 2020

A Semantix Tecnologia em Sistema da Informação S.A. (“Semantix” ou “nós”) é uma empresa de tecnologia que fornece diversos serviços e soluções tecnológicas com o intuito de auxiliar as empresas na transformação digital e geração de valor e inovação. A Semantix está constantemente desenvolvendo soluções de big data, análise de dados e inteligência artificial que permitem que seus clientes otimizem processos internos e aprimorem a governança de dados de uma forma mais assertiva e segura para os próprios clientes e para os demais indivíduos que possam ter seus dados pessoais e informações tratados nesse contexto (“Serviços”).

A Semantix valoriza a transparência e leva a privacidade a sério. Por isso, nessa Política de Privacidade (“Política de Privacidade” ou apenas “Política”) explicamos as formas como nós coletamos, utilizamos, armazenamos ou de qualquer outra forma tratamos dados pessoais coletados a partir dos nossos Serviços e da visita ao nosso website. Nós indicamos também como os titulares de dados que têm seus dados pessoais tratados pela Semantix podem exercer os direitos previstos na legislação aplicável. Políticas de Privacidade específicas podem ser aplicáveis para alguns dos nossos Serviços.

I. CONTEXTO DO TRATAMENTO DE DADOS

Os dados pessoais que tratamos dependem do contexto das suas interações com a Semantix ou dos Serviços em decorrência dos quais os dados pessoais foram coletados. Para facilitar a sua compreensão, explicamos nesta Política como tratamos os dados de (a) usuários de nosso website (“Usuários”), que são quaisquer indivíduos que acessam, entram em contato conosco ou usufruem de qualquer forma das funcionalidades e conteúdo disponíveis por meio do website; (b) potenciais clientes ou clientes que contratam os Serviços prestados pela Semantix, quando pessoa física, ou indivíduos que representam tais clientes (por exemplo, sócio, representante legal ou contato comercial de uma empresa que adquire ou demonstra interesse em adquirir os Serviços) (“Clientes”); e (c) outros indivíduos que, em regra, não possuem contato direto com a Semantix, sendo os dados tratados em decorrência dos Serviços prestados aos Clientes (“Terceiros”) (coletivamente denominados “Titulares”). A Semantix poderá ser controladora ou operadora dos seus dados pessoais, conforme detalhado abaixo.

Quando os dados pessoais são fornecidos diretamente à Semantix por meio do uso do website (ou seja, dados pessoais dos Usuários) ou por outros meios em que a Semantix determine a maneira como esses dados pessoais serão utilizados (por exemplo, dados dos Clientes), a Semantix será a controladora dos dados. Para fins da legislação de proteção de dados, controlador é a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais. Nesse caso, a Semantix é responsável por definir quais dados pessoais serão tratados, para quais finalidades, por qual período, dentre outras decisões sobre o tratamento.

Contudo, quando os dados pessoais forem fornecidos à Semantix ou coletados pela Semantix em decorrência da prestação dos Serviços aos Clientes, a Semantix será, em regra, operadora dos dados pessoais, tratando tais dados de acordo com as instruções dos nossos Clientes. Para fins da legislação de proteção de dados, operador é quem realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador. Nesse caso, a Semantix tratará os dados somente nos limites permitidos pelos Clientes, sendo o Cliente responsável pelas decisões sobre o tratamento dos dados pessoais.

A presente Política de Privacidade visa apresentar de forma objetiva as características e hipóteses de tratamento de seus dados pessoais em cada um dos cenários acima. Para mais informações acerca do tratamento de dados pessoais, entre em contato com o Encarregado através do telefone/e-mail [email protected] Caso a Semantix atue como operadora em relação aos seus dados pessoais, nós poderemos te direcionar para o controlador.

II DADOS PESSOAIS E FINALIDADE DO TRATAMENTO

1. Dados Pessoais dos Usuários

Essa seção se aplica aos dados pessoais que coletamos em relação aos Usuários (ou, para fins dessa seção, “você”), que são os indivíduos que acessam e/ou entram em contato conosco por meio do website.

1.1. Dados pessoais que coletamos
  • Dados que você nos fornece. O nosso website dispõe de diversas formas por meio das quais você pode entrar em contato conosco. Você pode nos fornecer dados pessoais, por exemplo, quando você manifesta interesse em nossa newsletter e se inscreve para recebê-las, quando você se cadastra para participar de algum evento organizado pela Semantix ou quando entra em contato conosco de alguma outra forma. Esses dados incluem dados cadastrais e de contato, como o seu nome e endereço de e-mail.
  • Dados que coletamos automaticamente. Quando você utiliza o nosso website, nós podemos coletar e armazenar dados de forma automática. Esses dados incluem dados de navegação, ou seja, dados sobre como você utiliza e interage com os nossos Serviços, o que pode incluir as datas em que você utilizou os Serviços e as suas atividades de navegação e o endereço de IP do dispositivo pelo qual você acessou o nosso website.
1.2. Como utilizamos esses dados pessoais

Nós podemos utilizar os dados coletados ou recebidos a partir da utilização do nosso website para as seguintes finalidades:

  • Fornecer, personalizar e aprimorar nosso website;
  • Reforçar nossos procedimentos de segurança e proteção, visando a disponibilização de um ambiente mais seguro e eficaz;
  • Realizar operações internas, solução de problemas, análise de dados, testes, pesquisas e estatística;
  • Enviar comunicações sobre a Semantix, seus Serviços ou outras iniciativas, tais como materiais, newsletters e eventos;
  • Cumprir com obrigações legais ou regulatórias, ou conforme exigido em um processo judicial, por qualquer órgão de aplicação da lei ou do governo com competência, ou que alegue ter competência, sobre a Semantix;
  • Para outras finalidades as quais fornecemos um aviso específico no momento da coleta, ou, de outro modo, conforme autorizado ou exigido por lei.

2. Dados Pessoais dos Clientes

2.1. Dados pessoais que coletamos

De forma geral, quando um Cliente (ou para os fins desta seção, “você”) ou a sua empresa demonstra interesse, contrata, utiliza ou interage com os Serviços, nós poderemos coletar os seguintes dados pessoais:

  • Dados que você (ou sua empresa) nos fornece. Quando você (ou a sua empresa) demonstra interesse, contrata, utiliza ou interage com os Serviços ou se comunica conosco de alguma forma, você (ou a sua empresa) pode nos fornecer alguns dados. Esses dados incluem:
  • Dados de contato profissional, como o seu nome, cargo, empresa, número de telefone e endereço de e-mail;
  • Informações complementares para qualificação, como o seu estado civil, nacionalidade e profissão.
2.2. Como utilizamos esses dados pessoais

Nós podemos utilizar os dados coletados ou recebidos em relação aos Clientes para as seguintes finalidades:

  • Cumprir com nossas obrigações contratuais com você ou com a sua empresa. Isso inclui criar e gerenciar as contas que você possa ter conosco, verificar sua identidade, cobrar os valores devidos por você ou por sua empresa, fornecer, personalizar e aprimorar nossos serviços;
  • Notificá-lo sobre eventuais alterações em nossos Serviços;
  • Reforçar nossos procedimentos de segurança e proteção, visando a prestação de um Serviço mais seguro e eficaz;
  • Realizar operações internas, incluindo suporte, solução de problemas, análise de dados, testes, pesquisas e estatística;
  • Fornecer informações sobre outros Serviços que oferecemos, similares aos já contratados por você;
  • Conforme necessário, para estabelecer, exercer e defender direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais;
  • Cumprir com obrigações legais ou regulatórias, ou conforme exigido em um processo judicial, por qualquer órgão de aplicação da lei ou do governo com competência, ou que alegue ter competência, sobre a Semantix;
  • Para outras finalidades as quais fornecemos um aviso específico no momento da coleta, ou, de outro modo, conforme autorizado ou exigido por lei.

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3. Dados Pessoais de Terceiros

A Semantix poderá tratar dados pessoais de indivíduos com quem não possui qualquer relação direta (aqui chamados de “Terceiros” ou “você”) em decorrência dos Serviços prestados aos Clientes. Em regra, esses Terceiros são candidatos a vagas de emprego ou colaboradores dos Clientes da Semantix ou ainda usuários, potenciais consumidores ou consumidores de produtos ou serviços fornecidos pelos Clientes da Semantix.

Nesse cenário, nós podemos receber ou coletar dados sobre você ou suas interações com os Clientes da Semantix, os quais vão variar a depender dos Serviços contratados pelo Cliente. Esses dados podem incluir, mas não se limitar a dados cadastrais, cópia de documentação ou foto, dados de localização ou dados relacionados ao uso dos serviços ou dos produtos fornecidos pelos Clientes da Semantix. Conforme o Serviço prestado pela Semantix, esses dados poderão ser tratados desde para fins de prevenção à fraude e confirmação de identidade até apenas para organização de base de dados do Cliente de acordo com determinados parâmetros. Nós tratamos esses dados estritamente de acordo com as instruções dos nossos Clientes e para as finalidades por eles indicadas ou permitidas. A Semantix não é responsável pelas práticas de proteção de dados de seus Clientes. Para entender como seus dados são tratados por nossos Clientes ou sob as instruções desses, é importante consultar as respectivas políticas de privacidade.

III. COM QUEM COMPARTILHAMOS SEUS DADOS PESSOAIS?

Nós poderemos compartilhar os dados pessoais coletados com terceiros e parceiros de negócio, que sejam relevantes para atingir as finalidades listadas acima e/ou para fins de viabilizar a prestação dos Serviços. Referido compartilhamento ocorre especialmente com base nos seguintes critérios e para as finalidades descritas abaixo.

  • Clientes. A Semantix poderá receber ou compartilhar dados pessoais com os Clientes para fins de prestação dos Serviços. Os dados pessoais serão sempre tratados em observância às disposições da presente Política de Privacidade e dos termos de uso dos Serviços da Semantix.
  • Prestadores de serviço terceirizados ou parceiros. Podemos trabalhar com prestadores de serviço terceirizados para nos ajudar a operar, executar, aprimorar, entender, personalizar e dar suporte aos nossos Serviços. Quando compartilhamos dados com prestadores de serviço terceirizados, exigimos que eles utilizem seus dados de acordo com nossas instruções e termos. A Semantix poderá ainda compartilhar dados pessoais em nome e sob as instruções de seus Clientes, conforme permitido pela legislação aplicável.
  • Bases de dados públicas. Podemos consultar bases públicas (por exemplo, Receita Federal ou Tribunal de Justiça) a fim de confirmar ou complementar os seus dados, nos termos do permitido pela lei e, quando atuarmos como operadores, conforme instruído por nossos Clientes.
  • Órgãos reguladores, autoridades judiciais ou administrativas. Podemos compartilhar as suas informações pessoais para prestar às autoridades competentes todas as informações que forem solicitadas com relação a você. Ademais, podemos compartilhas os seus dados pessoais com autoridades públicas ou entidades privadas para combate à fraude e abuso no uso dos Serviços, para investigação de suspeitas de violação da lei, ou para combater qualquer outra suspeita de descumprimento das nossas políticas e contratos.
  • Transferência de ativos. Caso a Semantix seja reorganizada ou vendida e sejam transferidos todos ou substancialmente todos os ativos a um novo proprietário, sua informação pessoal pode ser transferida ao comprador independentemente de sua autorização para garantir a continuidade dos serviços.
  • Com a sua autorização. Em outros casos não previstos acima, havendo o objetivo de compartilhamento dos dados pessoais e informações, enviaremos a você uma notificação com informações a respeito de tal compartilhamento para solicitar o seu consentimento, para finalidade determinada. Caso a Semantix atue como operadora nesse processo, o Cliente deverá obter a sua autorização.

 IV. TRANSFERÊNCIAS DE SEUS DADOS PESSOAIS PARA FORA DO BRASIL

A Semantix poderá transferir alguns de seus dados pessoais a prestadores de serviços localizados no exterior, incluindo prestadores de serviços em nuvem. Quando seus dados pessoais forem transferidos para fora do Brasil pela Semantix, a Semantix adotará medidas apropriadas para garantir a proteção adequada de seus dados pessoais em conformidade com os requisitos da legislação aplicável de proteção de dados, incluindo por meio da celebração de contratos apropriados de transferência de dados com terceiros de seus dados pessoais quando exigidos.

V. POR QUANTO TEMPO VAMOS RETER SEUS DADOS PESSOAIS?

Nos casos em que a Semantix é controladora dos dados, armazenamos e mantemos seus dados: (a) pelo tempo exigido por lei; (b) até o término do tratamento de dados pessoais, conforme mencionado abaixo; ou (c) pelo tempo necessário a preservar o interesse da Semantix, conforme o caso. Assim, trataremos seus dados, por exemplo, durante os prazos prescricionais aplicáveis ou enquanto necessário para cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

O término do tratamento de dados pessoais ocorrerá nos seguintes casos:

  • Quando a finalidade pela qual os dados pessoais do Titular foram coletados for alcançada e/ou os dados pessoais coletados deixarem de ser necessários ou pertinentes ao alcance de tal finalidade;
  • Quando o Titular estiver em seu direito de solicitar o término do tratamento e a exclusão de seus dados pessoais e o fizer; e
  • Quando houver uma determinação legal neste sentido.

Nesses casos de término de tratamento de dados pessoais do Titular, ressalvadas as hipóteses estabelecidas pela legislação aplicável ou pela presente Política de Privacidade, os dados pessoais serão eliminados.

Nos casos em que a Semantix atuar como operadora, o Cliente irá definir o período de retenção dos dados, conforme legislação aplicável.

VI. SEUS DIREITOS EM RELAÇÃO AOS DADOS PESSOAIS QUE TRATAMOS SOBRE VOCÊ

Os Titulares de dados pessoais têm alguns direitos no que se refere aos seus dados pessoais e podem exercê-los entrando em contato conosco por meio do e-mail [email protected] Tais direitos incluem, mas não se limitam a:

  • Receber informações claras e completas sobre o tratamento de seus dados pessoais, incluindo maiores detalhes sobre as hipóteses de compartilhamento dos seus dados pessoais com terceiros;
  • Solicitar o acesso a seus dados pessoais e/ou a confirmação da existência de tratamento de dados pessoais pela Semantix;
  • Solicitar que retifiquemos quaisquer dados pessoais imprecisos, incompletos e desatualizados;
  • Se opor às atividades de tratamento, solicitar a anonimização e eliminação de dados pessoais, em circunstâncias específicas;
  • Solicitar a portabilidade de seus dados pessoais;
  • Revogar o consentimento a qualquer momento, quando a Semantix, excepcionalmente, tratar seus dados pessoais com base no consentimento.

Por motivos de segurança, somente poderemos atender à sua solicitação se tivermos certeza da sua identidade. Sendo assim, poderemos solicitar dados ou informações adicionais para a confirmação da identidade e da autenticidade do Titular. Além disso, há circunstâncias legais que podem não autorizar o exercício de alguns direitos previstos acima, ou quando o fornecimento das informações puder revelar algum segredo de negócio do Semantix.

Note que os direitos acima devem ser exercidos diante do controlador dos dados. Como mencionado anteriormente, em grande parte dos Serviços que oferecemos, a Semantix atua como operadora dos dados pessoais. Assim, caso você solicite o exercício de um dos direitos acima e a Semantix identifique que trata os seus dados pessoais como operadora, você deverá contatar o Cliente. Nesses casos e sempre que possível, a Semantix poderá direcioná-lo ao controlador.

VII. PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

A Semantix utiliza medidas técnicas e organizacionais apropriadas para proteger seus dados pessoais contra tratamento desautorizado ou ilegal e contra perda acidental, destruição ou danos. Seus dados pessoais são armazenados de maneira segura em equipamentos protegidos. Apenas um número limitado de pessoas terá acesso a tais equipamentos e apenas indivíduos com motivos legítimos terão acesso a seus dados pessoais

VIII. ALTERAÇÕES DESTA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Semantix reserva-se o direito de alterar esta Política de Privacidade a qualquer momento, mediante publicação da versão atualizada no endereço www.semantix.com.br.

IX. CONTATO DO ENCARREGADO DE PROTEÇÃO DE DADOS DESTA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Para entrar em contato com o Encarregado de proteção de dados da Semantix, você poderá enviar um e-mail para [email protected]